5 Razões para usar o Marketing Olfativo na sua loja
A interação entre clientes e varejistas é uma experiência multissensorial. A maneira como nos relacionamos com nossas lojas favoritas costuma ser influenciada por todos os cinco sentidos. No entanto, o sentido do olfato sutil, mas poderoso, muitas vezes é subestimado pelas marcas.
Os consumidores do século 21 exigem uma experiência emocional e significativa. Os compradores veem suas lojas favoritas como seu "lugar feliz".
Os varejistas podem aproveitar o poder do perfume para melhorar seus negócios de várias maneiras - desde evocar memórias positivas até aumentar o “tempo de permanência” do cliente.
1. O poder do perfume é subestimado por sua concorrência
Não precisamos dizer que o mundo do varejo é incrivelmente competitivo. Cada vantagem que um varejista pode ter sobre sua concorrência não pode ser subestimada. Apenas 26% das empresas têm uma estratégia bem desenvolvida em vigor para melhorar a experiência do cliente. Você está nos 26%?
Mesmo que sua loja ou lojas, físicas ou on-line tenham iniciativas para melhorar a experiência do cliente, você pode não estar pensando em como o cheiro afeta seus clientes. Pense em como um perfume exclusivo na loja e nos produtos pode diferenciá-lo da concorrência.
2. Um perfume pode despertar mil memórias
Com que frequência em sua vida diária você encontra um cheiro que o traz de volta a memórias queridas? Quer seja o cheiro de biscoitos recém-assados ou a colônia do seu namorado do colégio, os aromas permanecem conosco ao longo dos anos. Um único cheiro pode transportar as pessoas de volta a tempos felizes, evocando emoções e sentimentos em um instante.
O cheiro e a memória estão ligados há muito tempo. Um estudo vencedor do Prêmio Nobel de 2004 descobriu que em média um humano pode se lembrar de 10.000 cheiros diferentes. Criar uma experiência memorável em sua loja ajudará a transformar os visitantes de primeira viagem em clientes fiéis que retornam sempre.
3. Aromas que elevam o humor
Cliente feliz, vida feliz. É um conceito simples, mas difícil de executar. Estudos demonstraram que um perfume pode elevar o humor de alguém em até 40%. Se seus clientes entrarem em um shopping que tenha um perfume agradável, eles ficarão relaxados e mais confortáveis com o ambiente. Sabe-se que diferentes aromas provocam diferentes respostas das pessoas, portanto, certifique-se de escolher a fragrância certa.
4. Aumento da intenção de compra
Um estudo da Nike descobriu que cheirar aumentou a intenção dos clientes de comprar itens em 80%. O olfato está conectado ao sistema límbico no cérebro, desencadeando respostas emocionais. É mais provável que o olfato inspire um consumidor a fazer uma compra por impulso do que os outros sentidos.
5. Disposição para gastar mais
Um estudo da Washington State University em 2012 descobriu que os clientes em um shopping center perfumado gastam em média 20% a mais. O estudo examinou mais de 400 compradores na Suíça por mais de duas semanas. Um grupo de 100 pessoas que comprou em um espaço perfumado gastou 20% a mais do que as outras.
As lojas individuais não são as únicas que podem tirar proveito.Os shoppings devem levar em consideração a experiência olfativa que estão apresentando aos clientes conforme eles vão de loja em loja, vão à praça de alimentação ou aos banheiros. Para muitas empresas, o gerenciamento de odores desagradáveis é apenas parte dos negócios, o que torna vital o investimento em serviços deremediação de odores.
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