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Foto do escritorVitor Nogueira

E-commerce: Pensando fora da caixa

Atualizado: 20 de jan. de 2023



O on-line mostrou que não é mais uma opção, mas um caminho necessário. Nesses dois últimos anos o setor sofreu um crescimento significativo. “O e-commerce passa agora por um período de consolidação após o crescimento expressivo do ano passado. O consumidor, adaptado à comodidade do comércio eletrônico, compra de forma mais recorrente e busca produtos em diversas categorias”, afirmou o líder de e-commerce da Ebit Nielsen, Marcelo Osanai. Um ponto negativo das marcas que vendem on-line é, muitas vezes, a dificuldade de transmitir ao cliente as sensações desejadas como em um atendimento no ponto de venda que enaltece a experiência de compra que gera poder de fidelizar clientes.


Mas como fidelizar clientes diante de uma concorrência massiva no e-commerce?
Para vender um produto/serviço é necessário um fluxo bem desenhado de marketing, mas fazer com que o cliente se identifique com a marca e compre novamente e novamente gerando uma fidelização requer alguns cuidados que são cruciais em uma jornada de compra.

Confira 3 DICAS básicas que vão demonstrar todo o cuidado com o seu cliente:

Personalização

Quem não gosta de se sentir especial? Todo mundo gosta desse agrado. Ainda mais quando a compra é realizada de maneira tão distante. Que tal um bilhetinho escrito a mão? É é uma ideia encantadora e mostra que tal cliente é exclusivo. Ou até mesmo algum item que tenha relação com a compra, algum mimo útil para o cliente usar e lembrar da sua marca. Nesse caso, seja sutil, não vale aqueles brindes com logos grandes da marca. A ideia não é se mostrar, mas sim entregar um benefício útil, resolver uma dor, ser lembrado por, de alguma forma, ajudá-lo. Enquanto ele espera apenas pelo produto comprado, uma entrega a mais certamente pode superar suas expectativas. Até porque, o produto ele sabe que irá receber.
Quer fidelização? Supreenda-o sempre!

Embalagem

Mais um ponto importantíssimo mas que, infelizmente, muitas marcas não dão o devido valor e desprezam a experiência de compra dos clientes. Cada detalhe é fundamental, desde a caixa, o papel de seda, a maneira como a peça é dobrada, no caso de roupa, ou como o objeto é protegido, a fita posicionada, o adesivo. Cada nicho tem as suas necessidades. Pense na persona da sua marca e nas particularidades do seu produto para desenvolver esse apelo visual. Um cadastro bem desenvolvido ajuda a personalizar essas entregas.

Conexão emocional

Como assim? Parece complicado criar essa conexão de uma forma tão distante, mas é super possível. Além das duas sugestões citadas acima, aliada a um bom pós-venda, você pode oferecer algo que, embora sendo intangível, faz toda a diferença. Já pensou em estimular o sentido do olfato do seu cliente? Estudos no campo da neurociência sobre os cinco sentido, afirma que, quando o assunto é lembrança e emoção, o olfato é o sentido que mais potencializa as experiências.
Explorar esse sentido olfativo no e-commerce pode ser um diferencial competitivo trazendo o cliente para o campo emocional e criando uma conexão sólida e duradoura com a sua marca.
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