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Foto do escritorVitor Nogueira

Você explora os 5 sentidos do seu cliente?

Atualizado: 20 de jan. de 2023



Os clientes estão cada vez mais em busca de experiências completas, descubra como explorar os 5 sentidos nas suas vendas


Na era da experiência, produtos e serviços passaram a ser commodities (produtos comuns). As marcas precisam de algo a mais para se diferenciar. Para entregar ao cliente uma experiência única com efeitos positivos as marcas tem investido em criar atmosfera sensorial. Ou seja, transforma a simples aquisição de um produto ou serviço em um momento de conexão emocional que se torna duradouro.


Visão

Ela representa 1% das lembranças que guardamos. É ligado ao humor. Não requer muito esforço para atuar, pois as pessoas não tem controle sobre os estímulos auditivos percebidos, assim como o olfato.

A audição é uma mensagem rápida. Mas é necessário entender o que o seu público alvo gosta, até mesmo para dosar a altura do som no ambiente. Por exemplo, a música mais lenta evoca sentimentos de tranquilidade. Enquanto uma trilha sonora mais agitada estimula a alegria.



Tato

A maior vantagem deste sentido é o envolvimento com o produto. Ele representa 2% das lembranças que guardamos, mesmo sendo uma porcentagem pequena é fundamental estimular essa percepção do cliente. Muitas vezes, é uma etapa indispensável no processo de decisão de compra.

Principalmente quando falamos sobre roupas, o consumidor quer sentir se o toque é macio ou sedoso, vivenciar o conforto e o bem estar que aquela peça proporciona. Vem à tona a sensação de desejo, zelo e cuidado para consigo mesmo.


Paladar

Que sentido mais gostoso não é mesmo?! Não é à toa que ele representa 15% das lembranças que guardamos. É um sentido ligado a sobrevivência e ao convívio social. As sensações geradas pelo paladar estimulam outros sentidos. O olfato está muito ligado ao paladar. Tente travar a respiração e colocar algo na boca, por mais delicioso que seja, não sentirá o sabor. Costumamos fazer isso quando precisamos tomar algum remédio, não é mesmo?!

Como você pode mimar o seu cliente utilizando este sentido? É bem simples, primeiro você pode variar de acordo com a estação do ano. Se está na primavera/verão, que tal oferecer algo que traga frescor. Já no outono/inverno um chocolate quente ou um cafezinho vai muito bem.

Ou quem sabe pode até personalizar. Por exemplo, um biscoito especial que é tradição familiar e pode representar a sua marca, ou um café gourmet, um chá especial. Use a criatividade. Mas é necessário manter um padrão de qualidade!!!


Olfato

Considerado o sentido mais poderoso que temos ele representa cerca de 35% das lembranças que guardamos. Estudos no campo da neurociência mostram que o olfato é o sentido mais intrigante de todos. A publicidade tradicional mundial sempre explorou e estimulou os sentidos da visão e tato. Porém, as descobertas atuais com o estudo do cérebro, nos trouxeram uma nova perspectiva sobre esse sentido tão fantástico que, no mínimo, muda a maneira de fazermos marketing e faz com que marcas se relacionem de uma forma diferente com o consumidor.

Os estudos mostram a importância de estimular esse sentido, afinal, o cérebro humano tem o poder de guardar 10 mil cheiros e, em segundos, transporta o ser humano a lembranças que os outros sentidos não conseguem. Além disso, ele é o único sentido que não pode ser evitado.

Podemos desviar o olhar, recusar degustar algo através do paladar, deixarmos de tocar em algum produto e até de ouvir algum som, mas não podemos deixar de respirar.




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